A PAIDEIA CRISTÃ
O que é paideia? Esta é uma palavra importante. Como indicou certo autor, paideia é tão importante que já se escreveram volumes acerca dela. “Paideia (παιδεία) é um termo do grego antigo, empregado para sintetizar a noção de educação na sociedade grega clássica. Inicialmente, a palavra (derivada de paidos (pedós) – criança) significava simplesmente “criação dos meninos”. Porém este termo é ainda mais rico, porque refere-se a um processo de educação no qual os estudantes eram submetidos a um programa que procurava atender a todos os aspetos da vida do homem. Igualmente, paideia tinha o propósito de trazer ao indivíduo uma comunhão com o cosmos, tanto que os antigos acreditavam que existia a possibilidade de comunhão com os deuses.
Por conseguinte, os gregos estavam preocupados com a harmonia entre a verdade e a realidade, ou a simetria entre o universo e o homem. Logo, a paideia era a formação do indivíduo de forma que adotasse os princípios cósmicos para que assim este se tornasse um cidadão da polis (cidade)[1]. No texto de Efésios 6.4, Paulo tem este modelo de educação em mente. Ele escreve: “4E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os (nutrir; sustentar) na disciplina (Paideia) e na admoestação do Senhor.[2]”. O Apóstolo Paulo ordena aos pais que, em vez de exasperarem os filhos devem formar integralmente estes seres humanos conforme a Palavra de Deus.
Paideia em Provérbios
Salomão era um homem famoso, o Cristiano Ronaldo do aconselhamento, e destacou-se dos grandes sábios da sua época (1Rs. 4.30-31[3] [4]). Ele foi habilidoso em sua época e por essa razão a sua sabedoria era mais procurada do que riquezas.
Contudo, mesmo escrevendo grande parte do livro, Salomão não criou a literatura sapiencial; este género literário já era comum em outras nações desde 2045 a.C., e até na cultura judaica já estava presente este espírito de sabedoria. Havia muitos sábios naquela época (1Cro. 27.32-33)[5] como também vários ditos de sabedoria: o provérbio de Davi (1Sam. 25.13)[6]; o enigma de Sansão (Jz. 14.14; 1.6); entre outros (…). Todos estes exemplos confirmam uma tradição viva de sabedoria[7]. Além do mais, é importante realçar que tanto a verdadeira sabedoria, como a Lei e a profecia caminhavam juntas para desafiar, instruir e exortar Israel, e isto é claramente visto em Oseias 4.6[8], Provérbios 29.18[9].
Contudo, apesar de tudo isto, qual é o propósito do livro de Provérbios? É claro que o próprio rei Salomão recebe grande parte desta instrução do seu pai (Prov. 4.3-4), e logo quando sobe ao trono reconhece humildemente a sua necessidade de sabedoria para reinar sobre o povo de Deus (2Cro. 1.10)[10] que por sua vez já deveria ser uma nação sábia visto ter recebido os oráculos de Deus.
Alem disto, Provérbios pressupõem certos factos que precisam ser considerados. Primeiro, a realidade e influência do pecado. A queda do ser-humano, descrita em Génesis 3 afetou profundamente tanto o mundo como a alma do Homem. O seu profundo desejo era experimentar uma sabedoria à parte de Deus. Certo comentarista coloca as coisas desta forma: “A queda do homem era a escolha daquilo que mostrou boa probabilidade de dar conhecimento (3.6), mas que desrespeitou o primeiro princípio da sabedoria, a saber: o temor do Senhor.” [11]
Segundo, Provérbios firma-se na lei mosaica. É sumamente importante ver que o que Israel recebeu no monte Sinai tornava a nação sábia, aliás, o texto diz que a própria lei é a sua sabedoria: (Deut. 4.6) “Guardai-os, pois, e cumpri-os, porque isto será a vossa sabedoria e o vosso entendimento perante os olhos dos povos que, ouvindo todos estes estatutos, dirão: Certamente, este grande povo é gente sábia e inteligente.[12]”. Portanto a obediência a esta lei fazia do povo sábio. É também essencial acrescentar que assim como a lei colocava Israel diante da escolha da vida e da morte, Provérbios também apresenta esses dois caminhos na sua temática.
E por fim, Jesus Cristo é a fonte de toda a verdadeira sabedoria. O Capítulo 8 de Provérbios descreve as origens de Sophia, e na minha opinião, esta não é uma personificação de Jesus, antes aparenta ser um relato histórico de: 1) como nasceu a sabedoria (8.22-25), e 2) como foi usada na criação (8.26-31). Portanto, como o Senhor Jesus não teve início nem foi uma mera ferramenta para criar, somente podemos concluir que Ele deu origem tanto ao mundo como à própria sabedoria (Col. 2.3[13]), por isso o conhecimento que está no homem e na criação não surgiu do nada nem do acaso.
Ora bem, com isto em mente, Provérbios tem o objectivo de responder às questões práticas da vida. Certo autor escreveu: “Ler um provérbio não leva mais que uns poucos segundos; aplicar um provérbio pode levar uma vida inteira”[14]. Este livro ensina-nos que a boa vida está em procurar a Sabedoria de Deus.
E o que é a sabedoria? Sabedoria é “a capacidade de viver a vida com habilidade[15] e perícia, por isso o livro inicia com uma visão educacional que formará os nossos filhos à imagem de Deus: (1.1-7) 1Provérbios de Salomão, filho de Davi, o rei de Israel. 2Para aprender a sabedoria e o ensino; para entender as palavras de inteligência; 3para obter o ensino do bom proceder, a justiça, o juízo e a equidade; 4para dar aos simples prudência e aos jovens, conhecimento e bom siso. 5Ouça o sábio e cresça em prudência; e o instruído adquira habilidade 6para entender provérbios e parábolas, as palavras e enigmas dos sábios.7O temor do Senhor é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino.[16]
Fundamentos para uma Educação Sábia:
- A educação cristã começa pela reverência ao único Deus verdadeiro: (1.7) O temor do Senhor é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino.; (2.6) A educação não começa com o filho, mas com Deus. Logo, temos de ensinar aos nossos filhos que ser um bom cidadão é mais do que obedecer às leis ou declarações humanas, é temer a Deus. A verdadeira formação para a cidadania está no temor do Senhor que é o princípio da sabedoria. Portanto, o currículo que permitimos sobre os nossos filhos define o deus que tememos.
- Os progenitores, principalmente o pai, são os garantes máximos da educação dos seus filhos: (1.8) Filho meu, ouve o ensino de teu pai e não deixes a instrução de tua mãe.; (4.10) Ouve, filho meu, e aceita as minhas palavras, e se te multiplicarão os anos de vida.; (4.20) Filho meu, atenta para as minhas palavras; aos meus ensinamentos inclina os ouvidos.; (6:20) Filho meu, guarda o mandamento de teu pai e não deixes a instrução de tua mãe; (13.1) O filho sábio ouve a instrução do pai, mas o escarnecedor não atende à repreensão.; (23.22) Ouve a teu pai, que te gerou, e não desprezes a tua mãe, quando vier a envelhecer.; (23.26) Dá-me, filho meu, o teu coração, e os teus olhos se agradem dos meus caminhos.. No sistema em que vivemos, os pais são elementos secundários na educação dos filhos. Podem ensinar alguns princípios de boas maneiras, mas não lhes é permitido formar a alma da criança. Os pais recebem uma autoridade dada por Deus para aplicar, regular e garantir o tipo de pedagogia que o Senhor demanda. Portanto, enquanto a escola secular é mediadora do Estado para educar, o pai cristão é o mediador de Deus.
- A educação sábia pressupõe a existência de Deus como central para todas as matérias: (2.6) 6Porque o Senhor dá a sabedoria, e da sua boca vem a inteligência e o entendimento.; (3.5-6) 5Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. 6Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.; (3.18-21) 18É árvore de vida para os que a alcançam, e felizes são todos os que a retêm. 19O Senhor com sabedoria fundou a terra, com inteligência estabeleceu os céus. 20Pelo seu conhecimento os abismos se rompem, e as nuvens destilam orvalho. 21Filho meu, não se apartem estas coisas dos teus olhos; guarda a verdadeira sabedoria e o bom siso;. A pedagogia secular quer erradicar Deus do currículo, porém, para oferecer uma educação cristã aos nossos filhos eles têm de pressupor que o mundo à nossa volta só faz sentido com Deus. Têm de estudar matemática, ciências, história, geografia, filosofia, ética, lógica, política, etc., com a Bíblia ao lado. A história universal e tudo o que contém pertence a Deus, existe por Ele, permanece por meio Dele, encontra seu significado Nele e no final dar-lhe-á glória. Por isso, se assim não o fizermos estaremos a dizer aos nossos filhos que Deus só governa e habita dentro das quatro paredes da igreja e é desnecessário fora dela; e, por isso, podem ter duas vidas uma religiosa e outra secular.
- Os pais têm de ser depósitos de conhecimento para os filhos: (18.15) O coração do sábio adquire o conhecimento, e o ouvido dos sábios procura o saber.; (4.1-7, 10-11) 1Ouvi, filhos, a instrução do pai e estai atentos para conhecerdes o entendimento; 2porque vos dou boa doutrina; não deixeis o meu ensino. 3Quando eu era filho em companhia de meu pai, tenro e único diante de minha mãe, 4então, ele me ensinava e me dizia: Retenha o teu coração as minhas palavras; guarda os meus mandamentos e vive; 5adquire a sabedoria, adquire o entendimento e não te esqueças das palavras da minha boca, nem delas te apartes. 6Não desampares a sabedoria, e ela te guardará; ama-a, e ela te protegerá. 7O princípio da sabedoria é: Adquire a sabedoria; sim, com tudo o que possuis, adquire o entendimento. (…) 10Ouve, filho meu, e aceita as minhas palavras, e se te multiplicarão os anos de vida. 11No caminho da sabedoria, te ensinei e pelas veredas da retidão te fiz andar. Como mestres dos nossos filhos temos de educar-nos para educar. Logo, se como educadores não lemos livros, não estudamos a Bíblia, não meditamos acerca de assuntos profundos, não estamos atentos à cultura e às tendências, não pedimos sabedoria a Deus “que a todos dá liberalmente (Tg 1.5)” e não nos preparamos para “responder a todo aquele que (…) pedir razão da esperança que há em” nós. Então, o professor ateu, o colega com uma vida sexual ativa, o Instagram, um vlogger fútil, ensinarão com toda a habilidade os nossos filhos. Logo, o pai que não se educa estará a passar um certificado de impiedade ao seu filho.
- Para uma educação integral a vara é necessária: (22.15) A estultícia (estupidez) está ligada ao coração da criança, mas a vara da disciplina a afastará dela.; (17.21) O filho estulto é tristeza para o pai, e o pai do insensato não se alegra.; (29.15) A vara e a disciplina dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma vem a envergonhar a sua mãe.; (29.17) Corrige o teu filho, e te dará descanso, dará delícias à tua alma. Só existe uma coisa que arranca a estupidez e a futilidade da juventude, não é a escola pública, é a vara que está na tua mão. Portanto o pai que não o fizer, não terá paz no seu futuro.
- A educação não é um fim em si mesmo, Deus tem de ser o propósito: (22.17-19) 17Inclina o ouvido, e ouve as palavras dos sábios, e aplica o coração ao meu conhecimento. 18Porque é coisa agradável os guardares no teu coração e os aplicares todos aos teus lábios. 19Para que a tua confiança esteja no Senhor, quero dar-te hoje a instrução, a ti mesmo.
- A educação sábia requer repetição: (1.8) Filho meu, ouve (…); (3.2) Filho meu, não te esqueças (…); (3.11) Filho meu, não rejeites (…); (3.21) Filho meu, não se apartem estas coisas dos teus olhos (…); (4.1) Ouvi, filhos (…); (4.20) Filho meu, atenta para as minhas palavras (…); (6.20) Filho meu, guarda o mandamento (…); (23.19) Ouve tu, filho meu (…); (23.22) Ouve a teu pai (…).
- Uma educação cristã procura rodear o aluno de colegas e mestres sábios: (5.12-13) 12e digas: Como aborreci o ensino! E desprezou o meu coração a disciplina! 13E não escutei a voz dos que me ensinavam, nem a meus mestres inclinei os ouvidos!; (13.20) Quem anda com os sábios será sábio, mas o companheiro dos insensatos se tornará mau.. O ambiente do sistema de ensino público promove mais a insensatez do que a sabedoria. O autor de Provérbios descreve essa comunidade como aqueles “que deixam as veredas da retidão, para andarem pelos caminhos das trevas; 14que se alegram de fazer o mal, folgam com as perversidades dos maus, 15seguem veredas tortuosas e se desviam nos seus caminhos (2.13-15)”. Por isso, os pais que pensam que os seus filhos têm a capacidade para sozinhos subverter essa cultura, é melhor que os enviem antes para a igreja dos mórmons para ganhar toda a instituição com o evangelho.
- A verdadeira educação cristã, mais do que as acções, quer formar o coração dos filhos: (23.26) Dá-me, filho meu, o teu coração, e os teus olhos se agradem dos meus caminhos.
[1] Os antigos criam que os seres humanos faziam parte de um microcosmo que reflete o macrocosmo.
[2] Sociedade Bíblica do Brasil. (2003). Almeida Revista e Atualizada, com números de Strong (Ef 6.4). Sociedade Bíblica do Brasil.
[3] 30Era a sabedoria de Salomão maior do que a de todos os do Oriente e do que toda a sabedoria dos egípcios.31Era mais sábio do que todos os homens, mais sábio do que Etã, ezraíta, e do que Hemã, Calcol e Darda, filhos de Maol; e correu a sua fama por todas as nações em redor.32Compôs três mil provérbios, e foram os seus cânticos mil e cinco.33Discorreu sobre todas as plantas, desde o cedro que está no Líbano até ao hissopo que brota do muro; também falou dos animais e das aves, dos répteis e dos peixes.34De todos os povos vinha gente a ouvir a sabedoria de Salomão, e também enviados de todos os reis da terra que tinham ouvido da sua sabedoria.
[4] “O Salmo 88 foi escrito por Hemã, e o Salmo 89, por Etã. Eles eram dois de uma família de cinco irmãos famosos listados neste versículo que pertenciam à tribo de Judá.” (Biblia de Estudo Palavra-Chave Hebraico e Grego. 4. Ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2015.)
[5] 32Jônatas, tio de Davi, era do conselho, homem sábio e escriba; Jeiel, filho de Hacmoni, atendia os filhos do rei.33Aitofel era do conselho do rei; Husai, o arquita, amigo do rei.
[6] Dos perversos procede a perversidade, diz o provérbio dos antigos; porém a minha mão não está contra ti.
[7] Como este mundo foi criado por Deus, a sua sabedoria está gravada no cosmos. Embora isto nos seja estranho, a verdade é que os descrentes também podem ser bastante sábios. Aitofel é um excelente exemplo, porquanto mesmo sendo um traidor contra o Rei Davi era considerado um dos homens mais sábios da nação (2Sam. 16.23; 17.14). Além disso, “a sabedoria pratica, mais semelhante à de Provérbios” é muito antiga, comum no Egipto e Babilonia. Com respeito ao último foram encontrados textos que demonstram uma “(…) mistura de moralidade sadia, moralidade duvidosa, humor astuto e simples bom-senso que se encontra nos ditos populares de qualquer nação[7]”. Portanto, naquela altura este era o clima intelectual dentro e fora de Israel, entre os crentes e descrentes, esta pode ser uma das razões que impulsionou o interesse pela busca da sabedoria de Salomão (1Rs 4.34, 10.24).
[8] O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento. Porque tu, sacerdote, rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.
[9] Não havendo profecia, o povo se corrompe; mas o que guarda a lei, esse é feliz.
[10] Dá-me, pois, agora, sabedoria e conhecimento, para que eu saiba conduzir-me à testa deste povo; pois quem poderia julgar a este grande povo?
[11] R. Derek Kidner, Proverbios Introdução e Comentário, SÉRIE CULTURA CRISTÃ, pág. 16..
[12] Sociedade Bíblica do Brasil. (2003). Almeida Revista e Atualizada, com números de Strong (Dt 4.6). Sociedade Bíblica do Brasil.
[13] “em quem todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento estão ocultos.”
[14] Wilkinson, Bruce. Descobrindo a Bíblia / Bruce Wilkinson, Keneth Boa – São Paulo: Editora Candeia, 2000, pág. 176.
[15] Ibid, pág. 177.
[16] Sociedade Bíblica do Brasil. (2003). Almeida Revista e Atualizada, com números de Strong (Pv 1.1–7). Sociedade Bíblica do Brasil.